ESG como pilar da Educação Ambiental

A educação ambiental está associada a proposta educativa de conservação dos recursos naturais (água, solo, fauna, e flora, patrimônio genético, patrimônio construído etc.), a preocupação básica considera a natureza como recurso, o que remete à gestão do meio ambiente ou gestão ambiental.

A meta básica da ação ambiental é melhorar as relações ecológicas, incluindo as relações do ser humano entre si e com os demais elementos da natureza, bem como desenvolver uma população consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas associados a ele.

A educação ambiental é direito de todos incumbindo às instituições educativas promovê-la de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem, cabendo à sociedade, como um todo, manter atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais.

O surgimento do ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, responde diretamente a anseios de envolver o setor privado em uma gestão que pressupõe posturas socialmente justas e ambientalmente sustentáveis.

Uma pesquisa da Consultoria Russel Reynolds Associates mostra que os executivos brasileiros estão mais empenhados do que seus pares internacionais na implementação de práticas sustentáveis[1].

A educação ambiental fortalece a cultura de sustentabilidade das empresas, a partir de cursos e treinamentos que levam uma visão sobre o seu papel na social e ambiental no mundo. 

A missão ESG pode servir de base para os educadores ambientais que desejam desenhar novos ambientes de atuação. Como atrair tomadores de decisão, gestores, chefes de departamentos, funcionários e consumidores a se envolverem em projetos que retratem essa nova perspectiva?

A escola nada mais é do que um exercício de cidadania. Construir o senso de pertencimento da comunidade e expandir para fora dos muros da escola é uma grande responsabilidade. A importância da educação ambiental na escola guarda relação com o fato de que ela consegue formar uma atuação consciente dos cidadãos em prol dos conceitos de sustentabilidade e da defesa do meio ambiente.

Não podemos evoluir como nação, enquanto o ensino não envolver atividades que propiciam o engajamento e a participação dos alunos, a fim de despertar seu interesse com relação às problemáticas sociais, às questões ambientais, violência, desigualdade, consumismo consciente e racismo.

A prática de atividades sustentáveis desperta para a consciência ambiental e promove a mudança de comportamentos nocivos ao meio ambiente e à sociedade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e atendendo às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de gerações futuras.

A ética ambiental está associada a importância da educação dos cidadãos e do cuidado com o meio ambiente, como também da essencialidade de moldar as mentes para adotar uma consciência mais voltada para a manutenção da vida no planeta.


[1] Empresariado almeja a sustentabilidade. O Estado de S. Paulo, domingo, B6- Agenda ESG em 27.03.2022.

Compartilhe esse post